24 de Abril de 2014
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Pintura

Assunção de Nossa SenhoraO sector de Pintura desenvolve a conservação e restauro de obras de arte de diferentes épocas, escolas e técnicas, em suportes tão diversos como a madeira, a tela, e o metal.

O tratamento de conservação rege-se, em regra, pelos princípios de “intervenção mínima” e envolve a conservação do suporte e da camada pictórica.

Cada intervenção implica uma abordagem interdisciplinar que permite conhecer e caracterizar a realidade intrínseca de cada pintura e, a partir desse momento, determinar a metodologia de intervenção mais adequada. O estudo dos materiais e os dados obtidos a partir de exames e análises laboratoriais viabilizam a definição de critérios mais adequados de intervenção.

Lista de Conteúdos

  • "Anunciação", inv. MNMC 12135; P207. "Anunciação", inv. MNMC 12135; P207.

    Encontra-se concluído o tratamento de um conjunto de quatro pinturas da Escola Portuguesa, do séc. XVI, com possível atribuição a Francisco de Holanda. As quatro obras, Nascimento de São João Baptista, Nascimento da Virgem, Anunciação e Visitação, pertencem ao Museu Nacional de Machado de Castro e irão integrar, brevemente, o percurso expositivo do museu.

    A intervenção destas obras revelou-se uma mais valia importante no conhecimento das suas características pictóricas, na medida em que todas se encontravam parcial ou totalmente repintadas.
  • Gauguin (o Casamento), Álvaro Lapa, 1966/1981/1995, MNAC - Museu do Chiado, s/ nº inv. Gauguin (o Casamento), Álvaro Lapa

    Está em curso um estudo de conservação e restauro de pintura contemporânea portuguesa, promovido pelo Departamento de Conservação/área de Pintura do Instituto dos Museus e da Conservação, em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado. Trata-se de um projecto desenvolvido no âmbito de bolsas tecnológicas de investigação (BTI) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), integrando um conjunto de propostas apresentadas ao Comité do ICOM-CC para participação no Encontro Internacional que terá lugar em Lisboa, em Setembro de 2011.
  • Dulce Delgado, Conservadora - Restauradora, IMC

    Este grupo de pinturas de grandes dimensões, datado do final do séc. XV, início do XVI, encontra-se associado a uma encomenda do bispo D. Afonso de Portugal para a Sé de Évora, estando desde sempre articuladas como integrando um conjunto retabular único e coeso.
  • Tríptico de Santa Clara, Mestre Hilárius (atr.), século XV, Museu Machado de Castro Tríptico de Santa Clara

    Tríptico de Santa Clara, proveniente do Museu Machado de Castro, Coimbra, encontra-se actualmente na área de Pintura, para ser objecto de estudo e intervenção de conservação e restauro. Trata-se de um conjunto de pinturas sobre suporte de madeira, do final do século XV, da Escola Luso-Ibérica, atribuídas a Mestre Hilárius. A moldura em talha dourada foi colocada numa intervenção posterior, não correspondendo, em certos pontos, à superfície pictórica.
  • Recomende este sítio web

Serviços do Site

Rodapé