Desenho de uma das figuras representadas nas placas que revestem a arcaO estudo contemplou a identificação e a caracterização dos materiais constituintes do Túmulo. Este eixo considerou ainda o estudo e selecção da camada de protecção a aplicar nos elementos metálicos na intervenção de conservação e restauro.

O estudo material dos elementos metálicos compreendeu a caracterização do suporte e dos revestimentos decorativos tendo-se recorrido às técnicas analíticas e de exame XRF, XRD, metalografia e SEM/EDS. Para a realização da microscopia electrónica de varrimento foi possível contar com a colaboração do CENIMAT/I3N. Um dos aspectos mais inovadores deste estudo foi a caracterização pormenorizada dos revestimentos decorativos do túmulo que veio contribuir para a clarificação da aplicação da técnica em contexto europeu nos sécs. XIV e XV.

O estudo das camadas de protecção foi realizado, tendo-se efectuado o estado de arte sobre as protecções aplicadas em conservação e restauro, uma selecção para investigação de um conjunto de produtos que poderia ser resposta para a protecção e, por fim, análises de envelhecimento acelerado em câmaras climáticas e de envelhecimento solar. Para avaliação dos revestimentos contou-se com as técnicas de µS-FTIR. O estudo das camadas de protecção foi também um contributo para a problemática da protecção de metais na área de conservação, não se esgotando o tema neste projecto, podendo-se inclusivamente prever desenvolvimentos posteriores.

Esta vertente contemplou ainda um estudo de proveniência através da caracterização do metal, para esclarecer as questões levantadas pelo eixo do estudo histórico. Sendo um assunto de alguma complexidade e relativamente invulgar, se considerarmos o metal suporte – cobre - estabeleceram-se colaborações internacionais tendo dois membros da equipa de trabalho participado e aprendido as técnicas de análise elementar com acelerador de partículas, realizadas no acelerador AGLAE do Centre de Recherche et Restoration des Musées de France do Museu do Louvre (C2RMF), para a caracterização dos metais e a determinação de eventuais elementos-traço para os estudos de proveniência.


Pormenor de uma figura das placas, frente e verso

Pormenor da decoração de uma das placas do baldaquinoPormenor da corrosão de um elemento do lençol