No âmbito da celebração em 2011 do Ano Europeu do Voluntariado, e tendo como base todo o trabalho já desenvolvido nomeadamente pelos museus nacionais, foi concretizado um projecto de desenvolvimento do voluntariado cultural nos espaços museológicos.

Muitos museus e palácios nacionais têm já uma longa e consolidada experiência de acolhimento e envolvimento de voluntários, mas é possível e desejável que muitos mais colaborem, com a sua iniciativa e disponibilidade, no desenvolvimento de iniciativas e actividades em espaços que, até ao momento, não usufruem do contributo de voluntários.

Para a concretização deste projecto, contámos – mais uma vez – com a excelente parceria da Companhia de Seguros Lusitânia que patrocina a cobertura dos seguros de todos os voluntários que colaborem de forma activa e continuada nos museus e palácios nacionais.


Os objectivos do projecto de Voluntariado nos espaços culturais dependentes da DGPC são os seguintes:

1. Aumentar o número de voluntários;
2. Dinamizar o envolvimento da sociedade civil na causa do património;
3. Aproximação dos espaços museológicos e patrimoniais às comunidades onde estão inseridos;
4. Valorizar o contributo individual de cada voluntário, desenvolvendo acções de formação e proporcionando percursos profissionais enriquecedores ao serviço do desenvolvimento e da melhoria das instituições e da sociedade
.

Para agilizar este projecto, está disponível uma ficha de inscrição, onde todos os candidatos a voluntários poderão manifestar a sua disponibilidade e áreas de especialização e espaços preferenciais de colaboração.


Para obter mais informações sobre a Direção-Geral do Património Cultural – que resulta da fusão do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), Instituto de gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR) e Direção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRCLVT) – link aqui


Programa de voluntariado para os Monumentos, Museus e Palácios dependentes da DGPC:
- Carta do voluntário

Bolsa de Voluntários - Inscrição on-line

www.voluntariado.pt - Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado

Apoio:
Logótipo Lusitânia