9h30 – Exposição | “A Secretária Virtuosa do Sr. Calouste Gulbenkian”
Inauguração da exposição temporária “A Secretária Virtuosa do Sr. Calouste Gulbenkian”. Maria Helena Knott nasceu em 1922 e faleceu em 2006. Estudou em Inglaterra durante 4 anos. Em 1948 passou a trabalhar como assistente do Sr. Calouste Gulbenkian.
Para além dos seus belíssimos chapéus, esta exposição é composta por vestidos e outros acessórios de moda que a Madame Knott utilizou em diversos momentos sociais, revelando o glamour e elegância dos anos 50 em Portugal.
Público em geral

9h30 – Exposição | “A Geometria das Cores”
Inauguração da exposição temporária “A Geometria das Cores”. Inserido no ciclo de exposições “Artes e Ofícios. Memórias e Identidades”, esta exposição mostra um outro olhar sobre a produção da Fábrica de Loiça de Sacavém. Esta mostra constitui um convite à fruição da forma e da cor, num apelo aos sentidos através de uma viagem pelo imaginário da Arte.
Público em geral

10h30 – 13h00 – Mesa Redonda | “Museus, novos desafios, novas inspirações”
O debate terá como ponto de partida a discussão relativa à importância do museu na sociedade actual e no futuro e a importância da dinâmica de animação do museu para grupos através do Serviço Educativo. O debate será realizado pelos alunos do curso de Turismo da Escola Secundária João da Silva Correia.
Público em geral

15h30 – Visita | “A Péu mostra”
Apresentação oficial da visita animada “A Péu mostra”. A Péu é a menina que vive no museu e que não descansa enquanto não encontrar o seu amigo perdido. A Péu guia o visitante ao longo do tempo, mostrando como se faziam os chapéus na Fábrica Nova. Através de uma história encantada desvendam-se os segredos de uma fábrica com mais de 100 anos.
Público-alvo | Pré-escolar e 1º Ciclo


19 DE MAIO - NOITE DOS MUSEUS

10h00 – Inauguração | Hefore Corner
O Projeto europeu HEFORE, pretende desenvolver uma série de instrumentos de trabalho de apoio à inclusão. O projeto intitula-se “Eu sou a História da minha cidade” e visa estimular a investigação em torno da história da cidade, promovendo a eliminação das barreiras culturais e sociais.
Público em geral

Todo o dia – Dia Hefore
Neste dia o Museu abre as suas portas e apresenta vários workshops gratuitos à comunidade. Ao longo do dia os participantes poderão assistir a visitas temáticas a dinâmicas de grupo com exploração das cartas pedagógicas desenvolvidas pelos parceiros europeus nas suas instituições culturais.
Público em geral

15h00 – Espetáculo | Unhas Negras - Assalto à Fàbrica
Adaptação de um excerto do livro “ Unhas Negras”, de João da Silva Correia. Um grupo de cerca de 20 atores tenta recriar o movimento dos chapeleiros A luta por melhores condições de trabalho, num primeiro momento, e num segundo momento a luta pelos próprios postos de trabalho. A notícia da abertura de uma nova fábrica, com máquinas capazes de fazer o trabalho de muitos operários leva a que estes se unam, preocupados com os seus postos de trabalho, e decidam invadir as instalações da Fabrica Nova com intenção de cortar o mal pela raiz: destruí-la.
Público em geral

Rua Oliveira Júnior, 501 | (351) 256 201 680 | museu.chapelaria@gmail.com | http://museudachapelaria.blogspot.com