A Divisão de Documentação Fotográfica do IMC-IP / DGPC (Direção-Geral do Património Cultural) garante a salvaguarda, a gestão e a actualização do arquivo fotográfico dos bens culturais móveis e integrados, bem como do seu acesso público.

É da sua competência a realização da documentação fotográfica indispensável ao inventário do património cultural móvel, em particular ao que se refere aos Museus e Palácios dependentes, e também a preservação, documentação e divulgação das espécies fotográficas dos espólios históricos que integram estes serviços e de outros que lhe são confiados. Uma amostra significativa (mais de 30.000 imagens) do trabalho que o ADF vem desenvolvendo pode ser consultada através do MATRIZPIX.

Ao elaborar as normas e os procedimentos relativos ao processo de recolha, processamento e digitalização, assegura a conservação da documentação fotográfica, nos seus diversos meios e suportes.
Presta ainda serviços de carácter técnico a outras entidades, públicas e privadas, quando a sua intervenção se justifique, e de apoio à investigação sobre os bens culturais móveis.

Todos os pedidos de utilização de imagens relativas aos Museus e Palácios devem ser formulados, com uma antecedência não inferior a 15 dias, ao Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC.

 Pedido de imagens através do Matrizpix

Regulamento de utilização de imagens (.pdf, 130 kb)

O MatrizPIX permite a pesquisa sobre os fundos e espécimes em suporte digital, a apresentação de exposições virtuais de fotografia, bem como a selecção e pedido de imagens em alta resolução a fornecer pelo Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC.