20 de Abril de 2014
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Projectos

Lista de Conteúdos

  • O Projecto PTDC/HAH/81368/2006, Estudo e intervenção de um objecto compósito (metal/madeira) e a problemática da sua conservação, a decorrer no Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo (LCR) do IMC, tem como objectivo desenvolver o estudo e a selecção do material de protecção mais adequado que deverá ser aplicado sobre as peças de cobre existentes no Túmulo do Infante D. Afonso de Portugal da Sé de Braga.
  • O Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo está a desenvolver um projecto em Colaboração com o IST (Instituto Superior Técnico) - “Buildings life”. Este projecto consiste na caracterização de argamassas e tintas em fachadas de edifícios antigos de Lisboa.
  • O Projecto REMATAR - Rediscovering the Arraiolos Tapestry Materials é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Este projecto envolve as seguintes entidades: a Universidade de Évora, como Instituição Proponente, Instituto dos Museus e da Conservação (MNAA e LCR) e o Município de Arraiolos, como Instituições participantes.
  • O IMC (LCR e MNAA) e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa estão a desenvolver um projecto sobre a Custódia de Belém. Esta peça, datada de 1506 e atribuída a Gil Vicente, foi mandada lavrar pelo rei D. Manuel I com o ouro do primeiro tributo do reino de Quiloa, trazido por Vasco da Gama no regresso da sua segunda viagem à Índia.
  • O Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo (LCR) e o Palácio Nacional da Ajuda estão a levar a cabo um estudo sobre as jóias da rainha D. Maria Pia, em colaboração com a investigadora Filomena Guerra, do Museu do Louvre. Estas jóias foram elaboradas por Castellani em 1862 e oferecidas à rainha aquando do seu casamento com o rei D. Luís I de Portugal.
  • O Departamento de Conservação-Restauro e o Laboratório de Conservação-Restauro José de Figueiredo, estão a desenvolver o projecto “Triptico de Santa Clara – Coimbra”, que consiste no estudo técnico-científico e na conservação-restauro deste importante conjunto retabular do século XV.
  • O IMC, através do seu Departamento de Conservação-Restauro e do Laboratório de Conservação-Restauro José de Figueiredo, está a desenvolver um projecto de colaboração com os Parques de Sintra – Monte da Lua, que envolve a caracterização material de vários dos elementos constituintes de dois monumentos, o Palácio de Monserrate e o Chalet da Condessa, com vista à sua recuperação.
  • Recomende este sítio web

Serviços do Site

Rodapé