17 de Abril de 2014
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.
  • Rede Portuguesa de Museus
  • Museus RPM
  • Algarve

Algarve

Lista de Conteúdos

  • Edifício Museu de Portimão Edifício Museu de Portimão

    COLEÇÕES
    Documental e Iconográfico
    (Séculos XV a XX) 
    Fundos documentais e iconográficos dos sécs. XV a XX (fundos da Câmara Municipal e de organismos da região, das instituições religiosas, arquivos industriais da atividade conserveira, pesca, construção naval, fumeiros,fotógrafos locais, turismo, etc.).
    Património Industrial e Etnográfico
    (Património Móvel e Imóvel – Séculos XIX a XX):
    Indústria Conserveira; Construção Naval; Pesca; Estiva; Litografia; Fundição; Latoaria; Fumeiros; Doçaria, comércio tradicional/ mercearia; Transportes; Fábrica Feu; Guindaste; Turismo. Arqueologia
  • Edifício do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira Edifício do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

    Museu de Arqueologia. Apresenta um discurso museográfico relacionado com o desenrolar do processo histórico, no concelho de Albufeira e nos concelhos limítrofes, desde a Pré-História, terminando nos séculos XVI e XVII, através de cinco grandes núcleos temáticos: Pré-História, Período Romano, Período Visigótico e Islâmico, e Idade Moderna. O seu acervo é formado pela colecção da Paróquia de Albufeira, reunida pelo Pe. Semedo de Azevedo na década de 60 (património arqueológico e um conjunto de elementos arquitectónicos e artefactos da Villa Romana da Retorta e da antiga Igreja Matriz de Albufeira), espólios encontrados durante prospecções arqueológicas realizadas no concelho, assim como por testemunhos provenientes de colecções públicas e privadas, através da assinatura de protocolos, ofertas ou simples depósitos.
  • Edifício do Museu Municipal de Faro Edifício do Museu Municipal de Faro

    O museu possui um acervo bastante diversificado, na sua maioria proveniente de doações. Atualmente o espólio está dividido por 30 coleções num total de cerca de 12.500 objetos inventariados.
    As coleções do museu dividem-se essencialmente em duas categorias: as histórico-arqueológicas e as monográficas. O primeiro tipo contempla essencialmente as coleções de arqueologia e pintura antiga; o segundo tipo é proveniente de doações de coleções particulares e tem objetos diversificados.
    Destacamos: a coleção de Arqueologia proveniente da região algarvia e que abrange um vasto leque cronológico (pré-história ao século XVIII) e, em especial, o período romano com a epigrafia, a escultura e o mosaico; a coleção de Pintura Antiga dos séculos XVI a XIX proveniente de edifícios religiosos algarvios e, por fim, uma coleção de Cartazes de cinema, circo e publicidade de inícios do século XX.
  • Museu Municipal de Tavira Museu Municipal de Tavira

    O acervo museológico do Museu Municipal de Tavira, em constituição, integra colecções e espólios fundamentais para a compreensão da História e do Património Cultural do concelho de Tavira, nomeadamente no âmbito da arqueologia e arte sacra.
    Disciplinas: História, Artes, Arqueologia, Antropologia e Etnologia.
    Temáticas: A Cidade, o Mar e a Serra (núcleos). Sistema Polinucleado.
    Âmbito Geográfico: Concelho de Tavira.
    Âmbito Temporal: do Neolítico ao Contemporâneo.